Os problemas ortodônticos mais comuns que podem estar presentes na sua boca ou de algum familiar seu são o apinhamento dentário (dentes “acavalados”), a mordida cruzada, a mordida aberta, dentes da frente muito projetados e a falta de espaço para os dentes permanentes nascerem. Quanto mais cedo for feito o diagnóstico, mais fácil e efetivo será o tratamento. A partir dos 6 ou 7 anos já é possível detectar muitos dos problemas dentários que podem permanecer ou piorar na idade adulta.
Vamos conhecer os principais tipos de aparelhos?
A ortodontia, especialidade da Odontologia relacionada ao estudo, prevenção e tratamento dos problemas de crescimento, desenvolvimento e amadurecimento da face, dos arcos dentários e da oclusão, tem evoluído muito nos últimos anos.
Estes avanços estão ligados ao desenvolvimento de melhores técnicas para o tratamento dos casos como também para atender os anseios estéticos dos pacientes.
Há alguns anos somente crianças e adolescentes usavam aparelhos ortodônticos, hoje com os avanços na área adultos também sentem-se confortáveis em utilizá-los.
Aparelho com bráquete convencional
São os aparelhos metálicos compostos pelos bráquetes, fios e elásticos, as famosas borrachinhas
Aparelho com bráquetes estéticos
Para você que gosta de discrição. Podem ser de porcelana ou safira
Aparelho ortodôntico autoligado
Esses aparelhos dispensam o uso das borrachinhas e podem ser metálicos ou de porcelana, se você preferir uma opção mais estética
Aparelho ortodôntico invisível
Para você que é super exigente com a questão estética e quer mais conforto e praticidade, esses aparelhos são móveis e tem um tempo menor de tratamento. Estão indicados para casos menos graves - saiba mais
Aparelhos Móveis
Mais utilizados em crianças, esses aparelhos fazem movimentos importantes durante o crescimento dos ossos e também durante a fase em que a criança está trocando os dentes de leite pelos permanentes, mas podem ser usados ainda quando somente os de leite estão presentes
Converse com seu dentista para avaliar o tipo de aparelho mais adequado as suas necessidades. Consulte sempre um especialista em Ortodontia, este é o único profissional da odontologia que pode realizar este tipo de tratamento.
Dra. Aline Bonatto
Especialista em Ortodontia
Comments